scm.gov.ao
Nacional
26 Fevereiro de 2023 | 10h02 - Actualizado em 26 Fevereiro de 2023

Angola bate Cabo Verde e confirma presença no Mundial

Com 23 pontos do base Childe Dundão, a Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina derrotou este sábado, no Pavilhão Arena do Kilamba, a congénere de Cabo Verde, por 67-80, e qualificou-se directamente para a fase final da Copa do Mundo de 2023, prova que arranca a 25 de Agosto.

Os pupilos de Josep Clarós "Pep” surpreenderam tudo e todos e proporcionaram ontem uma exibição de luxo, ante uma Selecção de Cabo Verde que se rendeu à qualidade de jogo dos hendecacampeões africanos.

Chamado para o cinco inicial, o jovem extremo do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) Milton Valente começou por inaugurar a marcha do marcador.

Aliás, os quatro primeiros pontos dos hendecacampeões africanos pertenceram ao jovem jogador, que foi chamado pela primeira vez pelo seleccionador nacional, Josep Clarós  "Pep”.

O afundanço protagonizado por Milton Valente, na cara do gigante Walter Tavares, espevitou os amantes da bola ao cesto, que estiveram ontem um número considerável no Pavilhão Arena do Kilamba.

Ineficaz nos lançamentos livres, José Dimitri Maconda conseguiu dar maior qualidade ao jogo ofensivo da Selecção Nacional.

Fonte Jornal de Angola.

Com o equilíbrio a marcar o quarto inicial, o pequeno grande jogador Childe Dundão foi protagonista de um lançamento típico da NBA, para além dos doze metros, que obrigou o trio de arbitragem a consultar o VAR, dado que o lançamento foi efectuado a escassos segundos do fim do primeiro período.

Nesta fase, os hendecacampeões africanos venciam por uma margem mínima de dois pontos (20-18).

Com defesa organizada e pressionante, o ataque cabo-verdiano ficou completamente ofuscado, fundamentalmente, nos primeiros quatro minutos do segundo período, altura em que o combinado nacional vencia por 30-20.

Angola, que apareceu completamente transfigurada  em relação ao desafio de estreia, voltou a superiorizar-se no segundo período, vencendo no parcial, por 23-18, perfazendo 43-36, ao cabo dos primeiros 20 minutos.

Já com o apuramento assegurado, até então na condição de terceiro melhor colocado, os hendecacampeões africanos jogaram para o prestígio, ofuscando inclusive o gigante Walter Tavares (dois metros e 21 centímetros), tendo terminado os primeiros vinte minutos, com apenas seis pontos.

Angola reentrou em grande, no terceiro quarto, com Childe Dundão e Milton Valente a serem os principais responsáveis das acções ofensivas do cinco nacional, facto que obrigou o técnico angolano ao serviço da Selecção de Cabo Verde, Emanuel Trovoada, a solicitar um desconto de tempo, quando estavam apenas decorridos três minutos.

Com o apuramento assegurado, a Selecção Nacional limitou-se a gerir a marcha do marcador até ao apito final.

António Monteiro foi o rei dos ressaltos, com seis, sendo dois ofensivos e quatro defensivos.

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais