scm.gov.ao
Política
27 Fevereiro de 2023 | 10h02 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2023

Angola destaca participação na reunião da CEEAC

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou a participação de Angola na 22ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEEAC que encerrou este sábado, em Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC).

Em declarações divulgadas pelo Ministério das Relações, Téte António sublinhou o facto da reunião da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) ter reconhecido o papel do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no processo de pacificação do Leste da RDC. 

"Isso foi muito claramente dito no comunicado final" que encorajou o líder angolano a prosseguir com esse trabalho na condição de Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e de Campeão da Paz, designado pela União Africana. 

Segundo o governante angolano, há poucos países a contribuírem para o orçamento da organização, tendo adiantado que Angola tem cumprindo com a sua obrigação nesse sentido. 

É fundamental, prosseguiu o ministro Téte António, que todos os Estados-membros cumpram com o pagamento das quotas devidas a organização. 

Durante a reunião, o Presidente do Gabão, Ali Bongo, assumiu a liderança rotativa da CEEAC, em substituição do homólogo da República Democrática do Congo (RDC), FélixTshisekedi. 

Angola marcou presença no encontro com uma delegação encabeçada pelo  ministro das Relações Exteriores, Téte António, em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço. 

A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) foi criada em Libreville, Gabão, em Dezembro de 1981, tornando-se operacional apenas em 1985. 

A CEEAC visa promover a cooperação e o desenvolvimento auto-sustentável, com particular ênfase na estabilidade e integração económica dos Estados-membros e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das respectivas populações. 

A Comunidade é  constituída por Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Tchad, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Rwanda, São Tomé e Príncipe e RDC.

 

Fonte:Angop

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais