scm.gov.ao
Nacional
06 Março de 2023 | 09h03 - Actualizado em 06 Março de 2023

Angola participa da 67.ª Sessão da Comissão Sobre o Estatuto da Mulher

" Fomentar a inovação inclusiva e a mudança tecnológica para capacitar as mulheres e raparigas e criar espaços mais seguros"

Angola participa, de 6 a 17 deste mês, na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA), da 67ª Sessão da Comissão Sobre o Estatuto da Mulher.

De acordo com uma nota de imprensa da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas, o país será representado por uma delegação multisectorial chefiada pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto. 

O evento anual reúne representantes dos Estados membros da ONU, organizações da sociedade civil e entidades para analisar o progresso e as lacunas na implementação da Delegação e Plataforma de Acção de Pequim de 1995, o principal documento de política global sobre a igualdade de género.

A 23ª sessão especial  da Assembleia Geral, realizada em 2000 (Pequim +5), bem como questões emergentes que afectam a igualdade de género e o empoderamento das mulheres serão analisados no evento.

O informe sublinha que a actividade decorrerá sob o lema" Inovação. Mudança Tecnológica e Educação na era Digital para Alcançar a Igualdade de género e o Empoderamento de todas as Mulheres e Raparigas".

A sessão prevê considerar um tema de revisão sobre os " Desafios e oportunidades em alcançar a igualdade de género e o empoderamento das mulheres e raparigas nas zonas rurais", contido nas conclusões acordadas em 2018.

No evento serão realizadas mesas redondas ministeriais, bem como painéis interactivos com temas como " Fomentar a inovação inclusiva e a mudança tecnológica para capacitar as mulheres e raparigas e criar espaços mais seguros", " Boas práticas para abordar as barreiras para reduzir o fosso digital de género e promover a educação na era digital para alcançar a igualdade de género".

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, deverá intervir em dois momentos no debate geral, em representação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo a nota, a agenda de trabalho da ministra, contempla também uma intervenção, em nome da CPLP, no debate aberto ministerial do Conselho de Segurança, que acontece  no dia 7 deste mês, sob o tema " Mulheres, paz  e segurança: Rumo ao 25º aniversário da resolução de 1325", numa iniciativa da República de Moçambique, país que preside o referido Conselho de Segurança no mês de Março.

Integram a delegação angolana a secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita, a representante permanente de Missão de Angola junto da ONU, Maria de Jesus Ferreira e o seu adjunto, Embaixador João Gimolieca, as deputadas à Assembleia Nacional, Joana Tomás Martins, Etna Nunda Kapapelo e Maria Júlia Ornelas e quadros seniores de diversos sectores ministeriais.

A Comissão Sobre o Estatuto da Mulher foi criada pela Resolução ECOSOC 11 (II) a 21 de Junho de 1946, com o mandato de redigir recomendações para a promoção dos direitos das mulheres a nível político, económico, civil, social e educacional, e contribui para Agenda 2030, com vista a acelerar a concretização da igualdade de género. 

 

 

 

Fonte: Angop

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais