scm.gov.ao
Nacional
21 Março de 2023 | 10h03 - Actualizado em 21 Março de 2023

Angola prevê certificar dois aeroportos em 2 anos

Actualmente, Angola possui um único aeroporto com certificação de tráfego internacional, que é o 4 de Fevereiro, em Luanda.

Angola prevê certificar os aeroportos Internacional de Catumbela, na província de Benguela, e o da Huíla, dentro dos próximos dois anos, para dinamizar o tráfico internacional e fomentar economia do país, informou, nesta segunda-feira, o presidente do Conselho de Administração da Sociedade Gestora dos Aeroportos (SGA), José Tavares Venâncio.

Actualmente, Angola possui um único aeroporto com certificação de tráfego internacional, que é o 4 de Fevereiro, em Luanda. Situação que pode ser alterada com a conclusão da construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda e a modernização do Catumbela, assim como da província da Huíla.

O Aeroporto Internacional da Catumbela está já em fase de modernização, segundo  José Tavares Venâncio, que falava numa entrevista à ANGOP, por ocasião do empossamento dos novos membros de direcção de empresas tuteladas pelo Ministério dos Transportes. 

" Existem ainda alguns investimentos a fazer, do ponto de vista da capacidade técnica e também um conjunto de outros procedimentos a concluir, daí a razão de não se ter ainda certificado”, asseverou.

Segundo disse, a certificação de um aeroporto não é um acto administrativo, mas técnico, que exige, além de outras competências, capacidade da infra-estrutura aeroportuária poder servir, sem risco operacional, os seus utilizadores.

Actualmente, os aeroportos da Catumbela e Huíla têm recebido aviões de grande, médio e pequeno porte, principalmente da Companhia Aérea Nacional-TAAG, que tem feito rotas domésticas.

Além do desafio da certificação de aeroportos e servidões aeroportuárias, disse que, no seu mandato, tem uma agenda contínua para a melhoria das condições em qualidade e conforto dos passageiros, bem como a capacitação técnica dos recursos humanos.

A cerimónia de empossamento dos novos membros de direcção de empresas tuteladas pelo Ministério dos Transportes, foi presidida pelo ministro dos Transportes,  Ricaldo D' Abreu, que afirmou que as alterações na gestão têm como propósito "aumentar a contribuição do sector dos Transportes no crescimento económico de Angola e dinamizar a atracção de investimento privado nacional e estrangeiro”.  

Sublinhou que conta com todos os que foram nomeados para que Angola e os angolanos possam desfrutar, cada vez mais, de uma mobilidade correspondente às suas necessidades, quer em termos de transporte de passageiros, quer em mercadorias e da cadeia de valor.

 

Fonte.Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais