scm.gov.ao
 
Política
11 Janeiro de 2023 | 10h01 - Actualizado em 11 Janeiro de 2023

Angola reafirma construção de ramal ferroviário com a Zâmbia

O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, nesta quarta-feira, a necessidade da construção de um ramal ferroviário para ligar Angola à Zâmbia, a partir da localidade angolana do Luacano, na província do Moxico.

Na conferência de imprensa conjunta, no quadro da visita a Angola do homólogo zambiano, Hakainde Hichilema, o Chefe de Estado angolano informou que a ligação será feita por via do caminho-de-ferro de Benguela.

Ainda no quadro das infra-estruturas, João Lourenço considerou fundamental que os países da região Austral e Central de África aumentem os investimentos neste segmento.

"Para haver integração regional entre os Estados é necessário que haja facilidades na ligação rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial e expansão de energia eléctrica entre os países”, observou, acrescentando que os governos de Angola e da Zâmbia estão a trabalhar nessa direcção.

No domínio da agro-pecuária, afirmou que Angola conta com a experiência da Zâmbia para o repovoamento do país em gado bovino, para aumentar a auto-suficiência na produção de carne. 

Zâmbia quer impulsionar economia  

Por sua vez, o Presidente zambiano reiterou a vontade do seu governo de impulsionar o programa económico e social com Angola.

Quanto à paz e segurança na região, Hakainde Hichilema reconheceu os esforços do homólogo angolano na busca de soluções para a estabilidade nos Grandes Lagos, em particular no Leste da República Democrática do Congo.  

"Sem paz na região não podemos falar de investimentos e comércio. A paz e estabilidade são cruciais”, notou.   

Angola e Zâmbia desenvolvem relações dentro do quadro estabelecido pelo Acordo Geral de Cooperação Económica, Ciência, Técnica e Cultura, assinado em 1979.

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais