scm.gov.ao
Política
26 Junho de 2024 | 08h06

Chefe de Estado parte hoje para Abidjan a convite do seu homólogo Alassane Ouattara

O Presidente da República, João Lourenço efectua a partir de hoje uma visita de trabalho de três dias à República da Côte d’Ivoire, a convite do homólogo Alassane Ouattara.

De acordo com informações avançadas pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, além do encontro entre os dois Chefes de Estado, o vasto programa de trabalho prevê a assinatura de 12 acordos e conversações oficiais entre as duas delegações.

Para marcar a hospitalidade e a amizade entre os dois povos, durante os três dias de trabalho, o Presidente da República vai receber as chaves da cidade e será proclamado cidadão honorário de Abidjan.

João Lourenço vai visitar também as áreas industriais em expansão e manter um encontro interactivo com a comunidade angolana residente naquele país. O programa diversificado assinala o regresso para o final de sexta-feira.

De recordar que Angola e a Côte d'Ivoire assinaram, no passado mês de Abril, em Luanda, o Processo Verbal, um instrumento jurídico que detalha e resume uma panóplia de compromissos assumidos pelos dois Estados com previsão de serem implementados nos próximos tempos.

A assinatura do Processo Verbal aconteceu no âmbito da I Sessão da Comissão Mista de Cooperação entre a República de Angola e a República da Côte d'Ivoire, cuja finalidade foi a de reiniciar e dar uma nova dinâmica às relações político-diplomáticas, com vista a produzir resultados benéficos no curto, médio e longo prazos. O Processo Verbal foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Integração Africana e dos Ivoirenses no Exterior, Léon Kacou Adom.

As delegações de Angola e da Côte d'Ivoire reuniram-se em Luanda, de 15 a 17 do presente mês, a definir também caminhos para dar um novo impulso na cooperação, em áreas como o Turismo, Agricultura, Justiça e Direitos Humanos, Telecomunicações, entre outros de interesse comum.

Fonte: Jornal de Angola.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais