scm.gov.ao
Nacional
21 Março de 2023 | 10h03 - Actualizado em 21 Março de 2023

Cine Ruacaná do Huambo será reabilitado

A infra-estrutura, localizada na parte baixa da cidade do Huambo, era, nas décadas de 60, 70 e 80, o principal cine de referência do Huambo.

O edifício do Cine Ruacaná da província do Huambo, construído na era colonial e destruído durante o conflito armado pós-eleitoral de 1992 no país, beneficiará, em breve, de obras de reabilitação.

A infra-estrutura, localizada na parte baixa da cidade do Huambo, era, nas décadas de 60, 70 e 80, o principal cine de referência do Huambo.

O anúncio da reabilitação da estrutura foi feito à imprensa, domingo, pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, quando procedia ao balanço da sua visita de trabalho de dois dias nesta região do planalto central.

O ministro referiu que a recuperação do espaço tem como objectivo criar condições para o fomento do teatro, cinema e outras actividades culturais na província.

" O Cine Ruacaná, classificado como património cultural nacional, traz bastante nostalgia aos habitantes locais que frequentavam o espaço", salientou.

Acrescentou que decorrem trabalhos de diagnóstico do seu estado, para a sua reabilitação, destacando as qualidades do empreendimento, por possuir uma sala apropriada para a cinematografia e artes cénicas.

Para além das valências referenciadas, dispõe de condições que, caso sejam melhoradas, poderão constituir em cenário propício para diversos eventos, como espectáculos musicais, para uma plateia de cerca de 500 lugares.

Para o efeito, disse estarem a ser efectuados contactos com arquitectos qualificados para a elaboração de um projecto de reabilitação que possa manter o design original, por ser um cine de recordação e de memória para os habitantes do Huambo.

Reacções dos artistas do Huambo

O delegado da União Nacional dos Artistas e Compositores Sociedade de Autores (UNAC -S.A) no Huambo, Benvindo Serafim, destacou a importância da recuperação do espaço para o desenvolvimento cultural.

Por sua vez, o presidente da Brigada Jovem de Literatura no Huambo (BJL), Afonso Cachequele Longuesa, disse que incentivará no trabalho desenvolvido pelos artistas, uma vez que o espaço permitirá a realização de mais actividades culturais de natureza diversa.

Já o realizador de Televisão, Tomás Ferreira, defendeu a construção de mais infra-estruturas de  cinema no país, de modo a desenvolver este segmento do sector da cultura.

Outra reacção veio do músico Bessa Teixeira, que se mostra esperançoso pela concretização do projecto de reabilitação do Cine Ruacaná.

Para além do Cine Ruacaná, a província do Huambo possui outros espaços destruídos durante a guerra, com destaque para os cines São e o 404.  

Durante os dois dias de trabalho na província do Huambo, Filipe Zau, que manteve um encontro com as autoridades governamentais, religiosas, tradicionais e fazedores da cultura,  constatou o andamento das obras do Centro Cultural local e visitou a Biblioteca provincial do Huambo, as Pedras Candumbo e alguns estabelecimentos do sector do turismo. 

 

 

 

Fonte.Angop

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais