scm.gov.ao
Nacional
21 Março de 2023 | 15h03 - Actualizado em 21 Março de 2023

IDF planta mais de 200 árvores no âmbito do Dia Mundial das Florestas

As árvores foram plantadas no polígono florestal do inter-posto aduaneira do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF).

Duzentas árvores da espécie acácia rubra e fruteiras foram plantadas hoje, em Menongue, no Cuando Cubango, no âmbito das festividades do Dia Mundial das Florestas e da Árvore, que se assinala nesta terça-feira, 21 de Março.

As árvores foram plantadas no polígono florestal do  inter-posto aduaneira do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF).

A acção, desenvolvida pelo IDF, visa sensibilizar a população sobre a importância da preservação das árvores e florestas, quer a nível do equilíbrio ambiental, ecológico, social e da própria qualidade de vida no planeta.

Em declarações à imprensa, o chefe de departamento do IDF no Cuando Cubango, Paulino Oliveira Gaspar, manifestou-se preocupado com índice de exploração ilegal de madeira que se assiste nos últimos dias, sem reposição, o que põe em perigo a flora e fauna desta região.

Disse que a iniciativa marca o ponto de partida das diversas acções que serão desenvolvidas nos nove municípios do Cuando Cubango, com a continuação de plantação de árvores de eucaliptos no polígono florestal do aeroporto da cidade de Manongue.

Em Angola, mais de 60 por cento da população vive no meio rural e tem a floresta como fonte de alimento de produtos florestais, não madeireiro, para o bem-estar do meio de subsistência.        

Angola possui actualmente uma área global de mais 60 milhões de hectares de cobertura florestal, contra os 53 milhões que possuía anteriormente, representando uma vasta cadeia de exploração da flora e fauna.

As províncias do Uíge, Cabinda, Moxico e Cuando Cubango são apontadas como as que mais exploram as florestas e produzem a madeira.

O Dia Mundial das Florestas e da Árvore foi criado com o objectivo de consciencializar toda a população a respeito da importância dos ecossistemas florestais.


Fonte:Angop


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais