scm.gov.ao
Política
14 Fevereiro de 2023 | 15h02 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2023

ONU reitera apoio ao Chefe de Estado angolano

A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou, nesta segunda-feira, o contínuo apoio às iniciativas do Chefe de Estado, João Lourenço, que na qualidade de mediador da União Africana, procura soluções para a paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

"Nos comprometemos a continuar a trabalhar com o Presidente João Lourenço, tendo em conta a sua sábia visão em matéria de paz e segurança", expressou a subsecretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Africanos, Martha Pobee, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Estadista angolano. 

Em declarações à imprensa, a diplomata ao serviço da ONU disse ter aproveitado o encontro para, em nome da ONU, expressar as felicitações ao Presidente angolano pelo trabalho em prol da paz e segurança na República Democrática do Congo. 

Segundo Martha Pobee, que se encontra na capital angolana desde domingo (12), as Nações Unidas apoiam as iniciativas do governo angolano a  favor do processo de pacificação na Região dos Grandes Lagos. 

O encontro, prosseguiu a responsável, também serviu para analisar questões inerentes à tensão na fronteira entre o Rwanda e a RDC, a situação de segurança na República Centro-Africana (RCA) e no Tchad. 

Lembrou que a situação no Tchad tem a ver com questões fronteiriças. 

O Presidente João Lourenço, que preside à Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), é igualmente o medianeiro da União Africana (UA) na crise entre o Rwanda e a República Democrática do Congo. 

 

Fonte:Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais