scm.gov.ao
 
Nacional
04 Janeiro de 2023 | 09h01 - Actualizado em 04 Janeiro de 2023

Presidente da República regressa ao país

O Presidente da República, João Lourenço, regressou, nesta (terça-feira), a Luanda proveniente de Brasília (Brasil).

No aeroporto "4 de Fevereiro", em Luanda, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.

Em Brasília, o Chefe de Estado assistiu à cerimónia de investidura do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, num acto que teve lugar no domingo (1).

Além de participar da cerimónia de posse, João Lourenço reuniu-se com os presidentes de Timor-Leste, José Ramos-Horta e da Guiné-Bissau, Umaro Sissoko Embaló.

Em Brasília o Presidente angolano reuniu-se, igualmente, com a primeira vice-primeira ministra da Ucrânia, Yuliia Svyrydenko, e com o presidente do Parlamento da Argélia, Ibrahim Boughali, entre outras entidades.

Angola e o Brasil cooperam nos sectores da agricultura, energia, imigração, sanidade animal/vegetal, educação, saúde, cooperação técnica e consultas diplomáticas.

Os dois Estados cooperam igualmente nas áreas de ciências, tecnologia, cultura, pescas,  petróleo, meio ambiente, comunicação, comércio e transportes.

O Brasil foi o primeiro país no mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975.


Fonte:Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais