scm.gov.ao
Política
09 Fevereiro de 2023 | 11h02 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2023

Presidente João Lourenço analisa com homólogos situação da RCA

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), abordou, em Luanda, (9) a situação na RCA com o seu homólogo deste país, Faustin Touadéra, e o Presidente do Tchad, Mahamat Idriss Déby.

A reunião de mais de duas horas, realizada no Palácio Presidencial, decorreu no quadro das consultas regulares sobre a situação de paz e segurança na RCA (República Centro-Africana), país pertencente à região dos Grandes Lagos. 

No final do encontro, que resulta de um convite formulado pelo Presidente João Lourenço, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, disse que as consultas decorreram num "ambiente fraternal”, tendo os três estadistas decidido continuar com essa fraternidade existente entre os países da região.

Integram esta organização, criada em 2006, Angola, Burundi, RCA, Congo, República  Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia e Tchad. 

Situação na RCA

Desde o golpe de Estado perpetrado pelo grupo rebelde "Seleka", que conduziu à queda de François Bozizė, ex-Presidente centro-africano, o país esteve mergulhado numa situação de insegurança crescente.

As populações estão a ser obrigadas a deixar as suas aldeias, face aos violentos confrontos de carácter étnico e religioso.

Desde Dezembro de 2020, cerca de 60 mil cidadãos fugiram da violência, que assola a RCA, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O actual Chefe de Estado, Faustin-Archange Touadéra, venceu as presidenciais de 27 de Dezembro último, com 53,16 por cento dos votos, contra 21,69 por cento do seu principal adversário, o antigo primeiro-ministro Anicet Georges Dologuéle.

 

Fonte: Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais