scm.gov.ao
Política
14 Março de 2023 | 13h03 - Actualizado em 14 Março de 2023

Presidente perspectiva crescimento do investimento japonês em Angola

O Presidente da República, João Lourenço, perspectiva melhores dias para os investimentos japoneses em Angola

O Presidente da República, João Lourenço, perspectiva melhores dias para os investimentos japoneses em Angola, no quadro da assinatura, em breve, do Acordo de Protecção Recíproca de Investimentos.

Ao falar nesta segunda-feira, à imprensa, em Tóquio (Japão), após um encontro com o Primeiro-Ministro daquele país, Fumio Kishida, o Chefe de Estado angolano disse que existe vontade de ambos os Governos para assinatura do acordo. 

Informou que as partes têm trabalhado para a finalização do documento. João Lourenço mostrou-se esperançoso de que o investimento privado, nos dois sentidos, ganhe novo impulso, quando o acordo estiver em vigor. 

O Presidente angolano referiu, na ocasião, que o nível do investimento privado do Japão em Angola ainda não é o desejado, mas espera que cresça de "forma substancial".  

Quanto às relações de cooperação entre os dois países, lembrou que Angola tem beneficiado de importantes financiamentos do Japão, sobretudo, para a construção de infra-estruturas públicas, com o foco no desenvolvimento da economia. 

Conflito Rússia-Ucrânia 

Durante a sua intervenção, João Lourenço, que estava ladeado do Primeiro-Ministro japonês, Fumio Kishida, voltou a apelar ao fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia que já dura há um ano. 

"É uma guerra de dimensão internacional que está a causar uma crise alimentar e energética, afectando todos", afirmou. 

O Chefe de Estado angolano disse ser obrigação de toda a comunidade internacional tudo fazer no sentido de se conseguir o fim imediato da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

 

Fonte:Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais