scm.gov.ao
 
Nacional
12 Janeiro de 2023 | 14h01 - Actualizado em 12 Janeiro de 2023

Presidente zambiano constata potencialidades de Benguela

O Chefe de Estado zambiano, Hakainde Hichilema, efectua uma visita de algumas horas à província de Benguela, para se inteirar das infra-estruturas económicas, no âmbito do relançamento da cooperação entre Angola e a Zâmbia.

No período da manhã, antes da deslocação a Benguela, Hakainde Hichilema encontrou-se, em Luanda,  com o Presidente  João Lourenço, de quem se despediu, no quadro  da visita oficial iniciada na última terça-feira.

A agenda do Presidente da Zâmbia, em Benguela, contempla uma deslocação ao Palácio do Governo, para um encontro de cortesia, e outra à cidade do Lobito, para se inteirar das potencialidades do Porto do Lobito, do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) e da Refinaria.

Em Angola, a convite do Presidente João Lourenço, Hakainde Hichilema visitou o Mausoléu do primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, e depositou uma coroa de flores no jazigo do antigo Presidente do país, José Eduardo dos Santos.

Participou numa sessão solene da Assembleia Nacional, na qual  discursou.

No quadro da visita de 72 horas do estadista, Angola e Zâmbia reforçaram a cooperação bilateral, com a assinatura de seis instrumentos jurídicos.

A assinatura de cinco memorandos de entendimento e um acordo foi presenciada, na quarta-feira, pelo Chefe de Estado de Angola, João Lourenço, e o homólogo Hakainde Hichilema.

Relativamente aos memorandos de entendimento, foram assinados os de cooperação entre a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) de Angola e o Instituto Nacional de Administração Pública (NIPA), bem como entre os sectores da Justiça e dos Direitos Humanos.

Os outros memorandos de entendimento são referentes à construção de estradas de ligações fronteiriças entre ambos os países, nos troços Jimbe (Angola) – Mwinulunga/Mapelenga/Sikongo (Zâmbia).

A cooperação entre a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e a Zambian Development Agency (ZDA) - Agência de Desenvolvimento da Zâmbia -, também consta dos memorandos.

O quinto Memorando de Entendimento rubricado é sobre a cooperação entre o Instituto Nacional de Infra-estruturas de Qualidade (INIQ) de Angola e o Zambian Bureau of Standars (ZABS), relativo à normalização, avaliação da conformidade e formação.

Na ocasião, Angola e Zâmbia assinaram também um acordo para a criação da Comissão Bilateral de Cooperação.

Em Maio de 2018, Angola e Zâmbia já haviam rubricado cinco acordos de cooperação, o que, na altura, totalizou 14 instrumentos jurídicos assinados entre ambos os Estados.

 

Fonte:Angop

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais