scm.gov.ao
Internacional
07 Março de 2023 | 10h03 - Actualizado em 07 Março de 2023

Vice-Presidente da República visita embaixada no Qatar

Missão Diplomática no Qatar (país asiático, situado na Península Arábica), inauguradas pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, no passado dia 22 de Fevereiro

A Embaixada de Angola no Qatar recebeu, nesta segunda-feira, a visita da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que está na capital deste país, Doha, a participar na 5ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados, em Representação do Chefe de Estado, João Lourenço.

Esperança da Costa percorreu e observou os diferentes lugares das instalações da Missão Diplomática no Qatar (país asiático, situado na Península Arábica), inauguradas pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, no passado dia 22 de Fevereiro.

No final da visita, o embaixador António Ramos da Cruz transmitiu à imprensa o sentimento da Vice-Presidente de que a abertura da missão diplomática foi uma boa opção, em termos de dignidade de representação do país neste Estado asiático.

Sobre as relações bilaterais, saliente-se que o Presidente da República, João Lourenço, efectuou, em 2019, uma visita oficial ao Qatar, tendo consolidado o nível de relações com a assinatura de vários acordos que estão a ser implementados.

António Ramos da Cruz, nomeado há sensivelmente um ano, referiu que em relação a acordos de Cooperação Bilateral assinados estes prendem-se, fundamentalmente, à área dos Transportes, ao sector dos Recursos Minerais, Aéreo, que data também de 2019, que culminou com a abertura da linha de Qatar para Luanda.

Realçou também os instrumentos rubricados sobre supressão de vistos em Passaporte  Diplomático e de Serviço, o relativo à Protecção Recíproca de Investimentos e outros ainda em negociação.

O chefe da Missão Diplomática no Qatar fez saber que existe uma pretensão antiga de  empresários deste emirado investirem em Angola, e lembrou o acordo relativo ao Comércio, concretamente o das câmaras de comércio, que vai ser reactivado. "Neste sentido o que estamos a fazer é dinamizar as intenções existentes entre os dois países”, esclareceu.

 

De acordo com o diplomata, o Qatar já esteve em Angola a tentar determinados  procedimentos de investimentos públicos, pelo que o próximo passo será continuar a atrai-los.

Quanto à existência, ou não, de uma comunidade angolana no emirado disse haver compatriotas fundamentalmente em serviço, pois não há conhecimento de imigrantes, além de cidadãos sob regime de contrato de trabalho.

"Temos (por exemplo) o futebolista Gerson Dala, mas a maior parte dos angolanos cá estão no sector de Petróleo e Gás (…) e alguns também na Qatar Airways”, afirmou. 

 

 

Fonte:Angop

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais