imagem-
22-10-2020 UA reúne coordenação semestral

A União Africana (UA) realiza na quinta-feira (22) a sua 2ª Reunião de Coordenação Semestral, com vista a analisar, entre vários assuntos, a Situação da Integração Regional, na perspectiva de um continente próspero e pacífico.

Em nota, o Sector de Imprensa da Representação Permanente de Angola junto da UA, refere que o evento será por videoconferência, devido à pandemia da Covid-19.

O documento,  avança que no evento também vai discutir a Divisão do Trabalho entre a Comissão da UA e as Comunidades Económicas Regionais (CER), os Mecanismos Regionais (MR) e os Estados-Membros.

Participam do mesmo os presidentes dos estados que compõem a Mesa da Conferência da União Africana (África do Sul, Egipto, Congo Democrático, Mali e Quénia), e os presidentes e secretários executivos das oito (8) CER e dos MR.

Angola pertence a duas CER, designadamente Comunidade de
Desenvolvimento a África Austral (SADC) e Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

À semelhança destas existem a Comunidade Económica dos Estados da
África Ocidental (CEDEAO), Comunidade da África Oriental (CEA), União do Magrebe Árabe (UMA), Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) e a Comunidade dos Estados do Sahel (CEN-SAD).

O certame vai debater igualmente o Relatório sobre a Pandemia da Covid-19
em África, e o relativo à Situação das Instituições Financeiras da UA.

Entretanto, a cerimónia de abertura contará com discursos do Presidente em Exercício da União Africana, igualmente Chefe de Estado da África do Sul, Matamela Cyril Ramaphosa, e do Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat.

Esta 2ª Reunião de Coordenação Semestral acontece uma semana depois da 37ª Sessão Extraordinária do Conselho Executivo da União Africana, em que participou o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.

As Reuniões de Coordenação Semestral da UA com as CER e MR enquadram-se no Processo de Reformas Estruturais da organização continental, tendo a primeira do género sido realizada a 8 de Julho de 2019, em Niamey (Niger).

No presente ano as acções da UA subordinam-se ao tema “Silenciar as Armas: Criação de Condições Favoráveis para o Desenvolvimento de África”.

Entretanto, durante a 33ª Sessão Ordinária da Conferência da UA, em Fevereiro do corrente ano, os Chefes de Estado e de Governos, escolheram para 2021 o tema “Artes, Cultura e Património: Factores Essenciais para construir uma África próspera, pacífica, integrada e resiliente no contexto dos desafios multissectoriais”, sugerido pelo Mali.

 

Fonte:Angop