imagem-
02-03-2021 Angola assume presidência do Grupo Africano em Viena

A embaixadora de Angola na Áustria e representante permanente junto das Organizações Internacionais sediadas em Viena, Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho, assumiu a presidência rotativa do Grupo Africano para o período que vai de Março a Agosto deste ano.

Uma nota da Missão Permanente de Angola em Viena informa que compete ao presidente do Grupo Africano convocar e presidir as sessões plenárias do Grupo e coordenar o trabalho do secretariado. Compete, ainda, ao presidente conduzir as negociações sobre os diversos temas do Grupo Africano, estabelecer a ligação com a sede da União Africana, os Escritórios das Nações Unidas em Nova Iorque, Genebra e Nairobi.

Durante a sua presidência, Angola vai priorizar os dossiers de interesse comum para o Grupo Africano e para o país, nomeadamente a prevenção do crime e justiça penal, a elaboração de um novo instrumento internacional sobre os crimes cibernéticos, a sessão especial da Assembleia Geral da ONU contra a Corrupção, a eleição para o posto de secretário executivo da Organização do Tratado de Proibição Completa de Ensaios Nucleares  e a preparação da Conferência Geral da AIEA.

Angola vai procurar, ainda, trabalhar no estreitamento da cooperação bilateral e multilateral com a Áustria e no reforço da cooperação técnica entre as Organizações Internacionais sediadas em Viena e os países africanos, por via da aceleração na implementação nacional dos instrumentos jurídicos internacionais, no intercâmbio de informações relevantes, na assistência técnica aos Estados e no desenvolvimento de projectos com forte impacto nacional e regional.

O Grupo Africano representa os países africanos acreditados junto das autoridades austríacas, bem como das Organizações Internacionais sediadas em Viena, como os Escritórios da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

 

Fonte:JA