• Angola Defende Livre Circulação Na Sadc


    Angola defendeu, esta quinta-feira, em Port Louis, Ilhas Maurícias, o relançamento do sector agrícola, a diversificação da economia e a livre circulação de mercadorias e bens  para facilitar as trocas comerciais, de transporte e de novas tecnologias, na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

    De acordo com o relatório nacional sobre o progresso da implementação das decisões da 53ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, apresentado pelo deputado Pedro Sebastião, os estados membros devem focar-se na situação da segurança alimentar, bem como a disponibilização de recursos orçamentais e meios de subsistência equitativos para mitigação da pobreza e da vulnerabilidade.

    Na quarta-feira, durante o primeiro dia da 54ª Assembleia Plenária do FP da SADC, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, apelou ao incremento da cooperação entre os Estados, para a mitigação do impacto das alterações climáticas e seus efeitos nos países pobres.

    Carolina Cerqueira frisou, na ocasião, que não se pode esquecer, nesta árdua tarefa, os países insulares que enfrentam dificuldades específicas, como o isolamento geográfico e as suas consequências estruturais, com impacto directo das alterações climáticas resultantes de tsunamis, terramotos, cheias e outras calamidades naturais.

    A líder do parlamento angolano apelou à reflexão sobre o princípio da cooperação entre os países da região, que requer o comprometimento de todas as partes em causa na adopção de medidas legislativas integradas que previnam as calamidades resultantes das alterações climáticas, mitiguem o seu impacto e contribuam para a recuperação da região e o desenvolvimento duradouro.

    O Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC PF) foi criado em 1997, em conformidade com o Artigo 9 (2) do Tratado da SADC como uma instituição autónoma da região.

    É um órgão inter- parlamentar regional composto por 15 parlamentos, representando mais de 3500 parlamentares na região da África Austral.

    Fonte: Angop.