Angola e Vietname prevêem criar uma associação de empresários. A intenção, que tem como um dos principais objectivos impulsionar o crescimento das trocas comerciais entre os dois países, foi anunciado em Luanda, pelo embaixador vietnamita em Angola, Duong Chinh, durante a visita à sede da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, Vicente Soares.
O diplomata expressou preocupação com o baixo volume de negócios registado nas trocas comerciais entre os dois países, na presença de altos funcionários da embaixada e de representantes de empresários vietnamitas em Angola. No entanto, afirmou que "há total disponibilidade dos investidores vietnamitas em cooperar com os empresários angolanos nos sectores da Saúde, Educação, Agricultura, Energia, Mineração, Indústria, Telecomunicações e Imobiliário”.
Nesta linha de pensamento, Duong Chinh pediu a colaboração da Câmara de Comércio para encontrar empresários angolanos interessados a fazer negócios em parceria com investidores vietnamitas.
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, Vicente Soares, ressaltou a importância da criação da Associação dos empresários vietnamitas em Angola por "facilitar as relações comerciais entre os dois países”, tendo de seguida, colocado à disposição da CCIA para identificar empresários que desejam encontrar oportunidades de negócios com os vietnamitas.
Além disso, destacou que Angola tem uma grande comunidade vietnamita com mais de 10 mil pessoas, "o que torna as potencialidades comerciais entre os dois países ainda mais promissoras”.
As relações diplomáticas entre a República de Angola e a República Socialista do Vietname começaram em 12 de Novembro de 1975, logo após a declaração de Independência Nacional, a 11 de Novembro do mesmo ano, através da declaração de reconhecimento emitida pelo Governo vietnamita.
Fonte: Jornal de Angola.