• Fórum Económico Junta Empresários Angolanos E Israelitas Em Luanda


    Empresários angolanos e israelitas reúnem-se, esta segunda-feira (dia 20), em Luanda, durante um Fórum Económico que visa o relançamento do intercâmbio entre os dois Estados, particularmente nos segmentos do investimento e comércio.

    O evento é uma promoção da Embaixada de Israel em Angola, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Câmara de Comércio Israel-Angola, e decorrerá sob o tema "Fortalecendo a Relação entre Israel e a República de Angola no Domínio Económico”.

    Para além de empresários, o certame  reunirá líderes políticos e membros da sociedade civil para uma análise profunda sobre as oportunidades de negócios bilateral que possam intensificar as relações económicas e assim acelerar a prosperidade  nos respectivos países.

    Segundo um comunicado da Organização, são aguardados representantes dos ministérios da Agricultura, do Turismo, das Relações Exteriores, da Indústria e Comércio, dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, dentre outros departamentos.

    Entre os convidados constam também a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e a Federação de Câmaras de Comércio e Indústria de Angola e membros de cooperativas, associações Industriais e singulares.

    As relações diplomáticas entre a República de Angola e o Estado de Israel começaram em 1993. Dois anos depois (em 1995), esse país do Médio Oriente abriu a sua embaixada em Luanda e, em 2000, o país da África Austral abriu a sua representação em Telavive.

    A cooperação entre os dois países tem sido desenvolvida em várias áreas, como as da agricultura, saúde, educação, aviação,  construção civil, pescas, diamantes,  segurança e das telecomunicações, leque que se pretende alargar através do Fórum Económico Israel-Angola.

    O evento terá lugar no Auditório do Museu de História Militar (Fortaleza de São Miguel), na capital angolana, às 9h00, e será prestigiado pelo Embaixador do Estado de Israel em Angola, Shimon  Solomon, a quem caberá presidir a cerimónia de abertura.

    Fonte:Angop.