Manifestou essa intenção durante o encerramento do XII Jogos Nacionais Escolares, que decorreu na cidade do Uíge, de 17 a 28 do corrente mês, sob o lema " Desporto escolar um compromisso com todos para a construção de uma cultura de inclusão e sem violência”.
A titular da pasta da educação disse ser necessário que se invista cada vez mais nas aulas de educação física, daí que os professores beneficiarão em breve de capacitação para melhor e ministrarem as aulas.
"Está em curso no país a reabilitação das infra-estruturas escolares, no domínio da educação física”, frisou, tendo anunciado a rápida revisão do currículo desta disciplina, para o benefício dos docentes das diferentes modalidades.
Reconheceu que a educação física é um viveiro para os futuros atletas do país, daí a necessidade de se apostar nessa área de formação.
Sobre a XII edição dos Jogos Nacionais Escolares, considerou de positivo, tendo em conta os resultados alcançados.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, realçou que o evento, motivará a região a produzir no futuro atletas que se vão destacar a nível nacional em várias modalidades desportivas.
As dez províncias vencedoras nas modalidades de futebol, basquetebol, andebol, atletismo, ginástica e voleibol, foram premiadas com medalhas e troféus.
Participaram do XII Jogos Nacionais Escolares, mais de mil atletas das 18 províncias do país, que competiram em várias modalidades.
Fonte: Angop.