• Pr Felicita Homólogo Argelino Pela Reeleição


    O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, esta quarta-feira, o seu homólogo da Argélia,Abdelmadjid Tebboune, pela sua recente reeleição ao cargo.

    Numa mensagem, à qual  a  ANGOP teve acesso, o Chefe de Estado disse estar certo de que este resultado eleitoral traduz a confiança que o povo argelino deposita na liderança de Abdelmadjid Tebboune, para enfrentar os desafios da consolidação das conquistas económicas  alcançadas, na perspectiva do desenvolvimento daquela nação.

    "Acredito que Vossa Excelência com o seu labor corresponderá plenamente à expectativa de estabilidade, progresso e bem-estar social do povo argelino”, escreve.

    O Presidente João Lourenço aproveitou a ocasião para manifestar o interesse em continuar a trabalhar com o Chefe de Estado argelino, visando o aprofundamento das excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países.

    "Queria aceitar, Excelência, os meus melhores votos de bem-estar pessoal e de sucessos no cumprimento do seu nobre mandato”, conclui o Presidente da República.

    Cooperação bilateral

    Angola e a Argélia mantêm relações históricas de cooperação, que se forjaram ainda o período da luta pela independência.

    Ao longo dos anos, mantiveram relações diplomáticas fortes e amistosas, que se reforçaram graças a um diálogo constante, a uma cooperação estratégica e a parcerias em diversos domínios de interesse mútuo.

    Ambos trabalham juntos para promover a estabilidade regional, enfrentar desafios e alcançar objetivos comuns.

    Em 2011, assinaram, em Argel, vários acordos tendentes a reforçar a cooperação bilateral.

    Os acordos contemplaram as áreas do ensino superior investigação cientifica, comunicação social, saúde veterinária, comércio, cultura e da juventude e desportos.

    Os dois países decidiram também encetar acções concretas de cooperação nas áreas de segurança e ordem pública, telecomunicações e tecnologias de informação, hotelaria e turismo, promoção da mulher e ambiente.

    Fonte: Angop.