• Aberta conferência sobre papel da diplomacia angolana na conquista da Independência


    O Ministério das Relações Exteriores, debate desde a manhã desta segunda-feira, 06 de Setembro, na Tenda da Marginal, em Luanda, entre vários temas, o Contributo da diplomacia para o alcance da Independência Nacional, Os desafios da nova geopolítica mundial e o posicionamento estratégico de Angola.

    Os temas estão a ser abordados durante a Conferência sob o tema “O Papel da Diplomacia na conquista e preservação da Independência Nacional”, e tem como objectivo valorizar o papel histórico e actual do Ministério das Relações Exteriores na defesa dos interesses nacionais na arena internacional.

    O MIREX pretende, ao longo desses dois dias, promover uma reflexão alargada e inter-geracional sobre o contributo da diplomacia para a conquista e preservação da Independência, através da valorização das conquistas e desafios enfrentados pelo Ministério das Relações Exteriores ao longo dos 50 anos de soberania nacional.

    A Conferência tem como objectivo recordar as principais conquistas da diplomacia no plano bilateral e multilateral, valorizar o papel dos diplomatas e antigos quadros do Ministério, estimular a consciência institucional sobre o legado diplomático de Angola, bem como reforçar a coesão entre os diferentes níveis da carreira diplomática e técnica, e produzir recomendações que sirvam de base para os desafios futuros da diplomacia nacional.

    A Conferência dividida em três momentos, vai abordar no primeiro painel “O Contributo da diplomacia para o alcance da Independência Nacional : O testemunho dos quadros deste departamento Ministerial.

    No segundo painel, subordinado ao tema “As conquistas da política externa angolana para a pacificação e resolução de conflitos em África”

    Amanhã, os conferencistas vão debater “ Os desafios da nova geopolítica mundial e o posicionamento estratégico de Angola “.

    O evento prevê a outorga de medalhas e diplomas de reconhecimento a quadros do sector, à título póstumo, na reforma, activos, alguns quadros técnicos e diplomático entre outros.