A vinda do ministro do Comércio do Reino Unido, a Angola agendada para este mês, foi abordada, esta terça-feira, entre o chefe da diplomacia angolana, Téte António, e o ministro britânico para os Assuntos Africanos, Lord Collins of Highbury.
Em comunicado de imprensa, o MIREX adianta que a visita terá como objectivo o reforço das trocas comerciais e o estreitamento da cooperação económica entre os dois países.
Durante a conversa telefónica, as duas entidades abordaram questões ligadas à agenda bilateral, regional e multilateral, que visam fortalecer os laços político-diplomáticos e económicos entre os dois Estados. “Questões migratórias também mereceram atenção durante a conversa telefónica entre as duas entidades”, refere a nota.
No plano regional, o ministro Britânico Lord Collins informou ao chefe da diplomacia angolana sobre o périplo que a enviada especial do Reino Unido para a Região dos Grandes Lagos está a realizar na República Democrática do Congo.
O diplomata britânico manifestou ainda apreço pela liderança do Presidente da República de Angola, João Lourenço, nos esforços de mediação do conflito entre a República Democrática do Congo e o Ruanda.