• Acordo histórico abre caminho para a paz definitiva na RDC


    O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinalou nesta quinta-feira que o Acordo assinado entre a República Democrática do Congo e o Rwanda abre novas oportunidades económicas para a região e os Estados Unidos da América.
    Ao discursar após a assinatura do instrumento que marcou o acordo de paz entre os dois países, o Estadista norte-americano avançou que as partes concordaram em integrar mais estreitamente as suas economias.

    Donald Trump destacou o facto de o instrumento colocar fim a um conflito que dura a mais de três décadas no leste da RDC.

    “Hoje, nós nos comprometemos a parar décadas de violência e sangue e começar uma nova era de harmonia e cooperação entre a República Democrática do Congo e o Rwanda”, declarou o Presidente dos Estados Unidos, que considerou Félix Tshisekedi e Paul Kagame líderes corajosos. “Eles são incríveis pessoas”, disse.

    Trump agradeceu a presença do homólogo angolano, João Lourenço, na cerimónia de assinatura do acordo de paz entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda. O Líder norte-americano dirigiu-se ao Chefe de Estado angolano, que se fez presente na cerimónia a convite das autoridades norte-americanas, na qualidade de Presidente em exercício da União Africana, durante o momento em que discursava na sala, antes da assinatura dos acordos.

    “Eu também quero agradecer a vários convidados estrangeiros e dignitários que estão aqui para celebrar este evento magnífico, incluindo o Presidente de Angola”, destacou Trump, que considerou o acordo histórico.

    O Chefe de Estado norte-americano reiterou ainda o compromisso dos EUA em apoiar a consolidação da paz, pois o conflito no Leste da RDC provocou milhões de deslocados ao longo dos anos.

    Durante o seu discurso, Donald Trump reconheceu ainda o envolvimento do Presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço; e do Quénia, William Ruto; representantes do Togo, do Uganda, do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos, bem como responsáveis norte-americanos que apoiaram o processo

    Tshisekedi exalta contributo de João Lourenço para paz na RDC

    O Presidente da República Democrática do Congo (RDC) reconheceu o contributo do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, neste processo de paz para a região Leste do seu país, tendo destacado a importância dos processos de Luanda e de Nairobi nesta caminhada.

    Félix Tshisekedi assegurou que a RDC aceita o desafio de implementar o acordo com total sinceridade.

    Entretanto, disse esperar que o Rwanda faça o mesmo e respeite completamente o compromisso estabelecido em Washington.

    O Presidente da RDC disse que este acordo se enquadra no espírito de procura por uma cooperação pacífica baseada em respeito mútuo, sem interferência nos assuntos internos, bem como na luta conjunta contra os grupos armados. “Eu acredito que este dia é o início de um novo caminho. Um caminho em que a paz não será apenas um desejo e uma aspiração, mas sim um ponto de virada”, acentuou.

    Félix Tshisekedi fez saber que a República Democrática do Congo vai cumprir completamente a sua parte com dignidade, com consciência. “Nós seremos cuidadosos, vigilantes, mas não pessimistas. Nós seremos olhos claros e optimistas”, frisou.

    Para o Chefe de Estado da RDC, os Acordos de Washington devem ser, para as populações de ambos os países, um símbolo de um comprometimento irreversível para mudar a linha das confrontações e abrir uma nova era de cooperação e paz sustentável em toda a região.