Angola recebeu 26.414 turistas, no período entre 15 e 17 de Agosto de 2025, resultado directo do impacto do Campeonato Africano de Basquetebol (AfroBasket 2025) e das comemorações dos 50 anos da Independência.
As províncias do Namibe e do Cuanza-Sul registaram 100% de ocupação hoteleira, seguidas por Moxico e Huíla, com taxas acima de 90%. No total, a taxa média de ocupação foi de 69,3% nos hotéis e 68,8% noutros tipos de alojamento.
Por exemplo, a província do Namibe, que acolheu os jogos da fase de grupos do Afrobasket entre 13 e 17 de Agosto, passaram 7.670 turistas, dos quais 2.970 estrangeiros oriundos da África do Sul, Namíbia, Reino Unido e países participantes do torneio, como Sudão do Sul, Líbia, Cabo Verde, Congo, Rwanda, Mali, Senegal e Eritreia.
Cerca de 4.700 visitantes nacionais viajaram de províncias como Huíla, Cunene, Benguela, Luanda e Huambo para apoiar a Selecção nacional e conhecer os pontos turísticos locais.
Locais mais visitados
Entre os locais mais procurados estiveram as Colinas do Curoca, Lagoa do Arco, Dunas do Deserto, Praia do Soba, Piscinas Naturais do Piambo, a Welwitschia Mirabilis e a Foz do Rio Cunene.
O documento refere que o sector do turismo arrecadou cerca de 210 milhões de kwanzas no período, impulsionado pela procura em hotelaria, restauração, agências de viagens, serviços de guias, transportes e rent-a-car.
Além do impacto económico, o Afrobasket proporcionou ao Namibe ampla exposição mediática e fomentou a criação de novos postos de trabalho, sobretudo para jovens, reforçando a imagem da província como um destino turístico de excelência no sul de Angola.