Os Estados Unidos da América (EUA) nunca desistiram do projecto Corredor do Lobito nem alguma vez colocaram tal possibilidade, afirmou nesta quinta-feira, em Washington, o presidente e director Executivo do Africa Finance Corporation
Samaila Zubairu disse que, mesmo na quarta-feira, o consultor senior para África do Governo dos Estados Unidos, Massad Goulous, confirmou este interesse em apoiar o Corredor do Lobito.
O CEO Somaila Zubairu referiu ainda que cerca de dois mil milhões de dólares estão mobilizados já junto de vários parceiros, incluindo um primeiro pacote de 500 milhões de dólares do Africa Finance Corporation (Corporação Financeira para África).
“Uma grande parte do nosso compromisso é aumentar o crédito para que mais capital seja mobilizado. É isso já sentimos que vai ocorrer, pois depois deste diálogo um banco norte-americano abordou-nos”, disse.
Segundo Somaila Zubairu, graças ao enorme trabalho árduo e à dedicação dos governos de Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo (RDC), foi assinado o acordo de concessão (com a LAR - Lobito Atlantic Railway).