Angola oficializou, nesta quarta-feira, a entrada na Africa Finance Corporation (AFC), instituição multilateral pan-africana criada para catalisar investimentos.
A Carta de Adesão é assinada pelo Presidente da República, João Lourenço, foi entregue pelo embaixador de Angola na Nigéria, José Bamóquina Zau, ao presidente do Grupo Samaila Zubairu, na sede da AFC, na cidade de Lagos, Nigéria.
Na carta, João Lourenço referiu a adesão a Africa finance corporation através de uma resolução aprovada pela Assembleia Nacional, nos termos definidos pela constituição de Angola.
A carta refere que “a Assembleia Nacional, nos termos das disposições combinadas da alínea k) do artigo 161º e da alínea f) do n.o 2 do artigo 166º, ambos da Constituição da República de Angola, Aprovou para Adesão, da República de Angola, o Acordo para o Estabelecimento da Africa Finance Corporation – AFC, através da Resolução n.º 9/25, de 19 de Março”, lê-se na carta do Titular do Poder Executivo.
O Chefe de Estado angolano valida procedimento que garante a Angola o direito de preferência, garantias de créditos para financiar planos de negócios estruturados nos domínios da energia, indústria, transporte e logística, telecomunicações e agricultura.
Durante o encontro o embaixador José Bamóquina Zau entregou também a bandeira de Angola que será hasteada na sede da instituição na capital nigeriana.
A AFC, presente em em 36 países africanos possui uma carteira de investimentos superior a US$ 10 mil milhões para estruturação de projectos, investimentos directos e consultoria financeira.
Em Angola, o AFC está ligado à mobilização de sindicatos bancários para financiar investimentos nos projectos das terras raras do Longonjo-Huambo e na refinaria de Cabinda.