• Angola Apresenta Taxa De Natalidade Mais Alta De África


    Angola vai ter em 2030 mais de 40 milhões de habitantes e triplicar em 2063 para 91 milhões, segundo as previsões do actual crescimento demográfico estimado em três por cento e com uma taxa de fecundidade de 6,2 filhos por mulher, anunciou, em Luanda, o representante residente do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) em Angola, Mady Biaye.

    Mady Biaye, em conversa pedagógica com os deputados da 6ª Comissão da Assembleia Nacional, para partilhar conhecimentos sobre o crescimento demográfico e desenvolvimento sustentável, referiu que, em África, Angola tem a taxa de natalidade mais alta.

    No entender do representante residente do UNFPA em Angola, o ritmo demográfico que hoje Angola tem vai exigir do Governo um planeamento baseado nas evidências para orientar os sectores públicos como a Saúde, Educação, Habitação, Água e Energia, Transporte e Saneamento, bem como criar políticas para incentivar o emprego.

    O actual cenário demográfico que Angola apresenta, frisou Mady Biaye, obriga da parte dos deputados da 6ª Comissão da Assembleia Nacional, responsável pelos assuntos de Saúde, Educação, Ensino Superior e Tecnologias de Informação, maior atenção nas actividades como legislador e fiscalizador para o bem-estar da população.

    A acção formativa, concluída sexta-feira, teve por objectivo discutir o crescimento demográfico em Angola, o impacto no desenvolvimento sustentável, bem como partilhar conhecimentos sobre as tendências demográficas e o papel do Parlamento na alocação e aprovação de recursos financeiros.

    Fonte: Jornal de Angola.