Angola e África do Sul assinaram esta semana, um memorando de entendimento para fortalecer estatísticas e capacitação técnica.
O acordo foi assinado no âmbito da visita a África do Sul de uma delegação do Instituto Nacional de Estatística (INE), chefiada pelo director-geral, Joel Futi, com o objectivo de promover a troca de experiências e aprofundar as relações institucionais com a sua congénere, o Statistics South Africa.
"Este instrumento representa um passo importante para a consolidação da cooperação técnica entre os dois institutos, permitindo não só a partilha de conhecimentos e experiências, mas também o estabelecimento de mecanismos de colaboração sustentada, com benefícios mútuos para o desenvolvimento estatístico de ambos os países".
A iniciativa reafirma o compromisso comum em elevar os padrões de produção estatística, tornando os sistemas nacionais mais eficientes, transparentes e alinhados com as boas práticas internacionais.
Durante a missão, foram realizadas várias sessões temáticas, centradas na partilha de boas práticas no domínio da produção de estatísticas oficiais, com especial enfoque na modernização dos sistemas estatísticos nacionais, adopção de metodologias inovadoras e reforço da qualidade, independência e credibilidade da informação estatística.
Com mais este passo, o INE reafirma, assim, a sua determinação em continuar a trabalhar com parceiros estratégicos regionais e internacionais, contribuindo activamente para o fortalecimento do Sistema Estatístico Nacional, tornando-o mais robusto, moderno e orientado para as necessidades reais do país.