A informação foi avançada pelo embaixador argelino, Abbdel Hakim Mihoubi, em fim de missão, após uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, esta quinta-feira, 06 de Fevereiro, no Palácio Presidencial, em Luanda.
O diplomata disse que, no domínio dos transportes, está em fase de finalização um acordo-quadro para os serviços aéreos, que permitirá o restabelecimento de voos directos entre os dois países, através da transportadora aérea argelina.
Paralelamente, está em preparação um acordo para a criação da Câmara de Negócios Angola-Argélia, um instrumento que visa impulsionar o intercâmbio comercial e fomentar novas oportunidades de investimento.
De acordo com Abbdel Hakim Mihoubi, apesar dos laços históricos entre os dois países, o volume de trocas comerciais ainda não atingiu um nível satisfatório.
No entanto, admitiu que foram registados avanços em algumas áreas estratégicas, como na exportação de aço angolano para a Argélia, e o crescente interesse de empresas angolanas na importação de cimento argelino.
Sem avançar datas, o embaixador disse que a formalização de novos acordos bilaterais poderá ocorrer no âmbito da 5ª Comissão Mista entre os dois países ou durante uma visita oficial do Presidente João Lourenço à Argélia, cuja data será definida pelos canais diplomáticos.
Fonte: Portal Cipra.