Durante um encontro, terça-feira, entre o embaixador Francisco da Cruz e o seu homólogo da Argélia, Amar Bendjama, os diplomatas destacaram como temas prioritários da agenda dos dois países o pilar de paz e segurança, bem como a Agenda 2030 para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Relativamente à paz e à segurança, aproveitaram a oportunidade para passar em revista as incidências da Conferência de Alto Nível das Nações Unidas Sobre o Combate ao Terrorismo e concordaram com necessidade da implementação das decisões saídas da 16.ª Sessão Extraordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da UA sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo realizada em Malabo, Guiné Equatorial.
Segundo um comunicado citado pela Angop, são sublinhadas as prioridades dos dois países junto da Organização Internacional, enfatizando, ainda a necessidade de se continuar a cooperar na defesa dos interesses comuns e maior coordenação na definição de prioridades entre o Grupo Africano, em Nova Iorque, e a Comissão da União Africana sediada em Addis Abeba (Etiópia).
As relações de amizade e cooperação entre Angola e a Argélia datam desde o período da luta pela Independência de Angola, em que foram cruciais o apoio diplomático, material e militar prestados pelo país do Norte de África.
No período pós-Independência, a Argélia passou a apoiar Angola na formação dos primeiros quadros angolanos, em particular do sector dos Petróleos.
Fonte: Jornal de Angola