Angola e a China, através da câmara de comércio dos dois países, pretendem organizar nos próximos tempos, em Luanda, um encontro empresarial para explorarem as suas potencialidades que promovam a diversificação da economia e a transferência de tecnologia.
O tema foi abordado, esta terça-feira, em Luanda, num encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador de Angola na China, Zhang
As partes, passaram em revista o estado actual da cooperação bilateral e multilateral, com destaque para os diversos sectores de interesse comum.
Na audiência, as partes debruçaram-se também sobre o lançamento sino-sul-africano de uma Iniciativa de Cooperação para Apoiar à Modernização em África, no âmbito da Cimeira do G-20, programada para Johannesburg, da África do Sul.
De acordo com o embaixador Zhang Bin, esta iniciativa centra-se em áreas-chave da modernização de África, como facilitação de comércio, indústrias, ecológicas, financiamento para o desenvolvimento, paz e segurança, elucidando princípios cooperativos para o apoio da comunidade internacional à modernização de África.
O diplomata do gigante asiático esclareceu que no contexto dos actuais desafios ao multilateralismo e à globalização económica mundial, a iniciativa supracitada sublinha a posição comum da China e de África em resposta às mudanças transformadoras da actualidade.