• Angola E Cuba Reforçam Cooperação Com A Assinatura De Novos Acordos


    O Presidente da República de Cuba, Miguel Diaz-Canel Bermúdez, vai discursar, nesta segunda-feira, pelas 16 horas, na Sala Plenária da Assembleia Nacional, por ocasião da visita de Estado de três dias a Angola.

    À chegada, neste domingo, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Presidente cubano foi recebido por Téte António, ministro das Relações Exteriores da República de Angola.

    O comité de recepção ao visitante integrou Manuel Homem, governador da província de Luanda, Cândida Teixeira, embaixadora de Angola em Cuba, Esther Armenteros Cárdenas, embaixadora de Cuba em Angola, e os embaixadores angolanos Felisberto Martins e António Luvualu de Carvalho.

    De acordo com o programa da visita do estadista cubano, que se encontra em Luanda desde ontem à tarde, Miguel Bermúdez vai ser recebido no Parlamento angolano com honras militares, cerimónia em que a mensagem de boas-vindas será proferida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, depois da execução sequencial dos hinos dos dois países.

    Antes, vai visitar a Praça da República, com honras militares, e depois, no Memorial António Agostinho Neto, assinará o livro de honra.

    Com base ainda no programa, no final da Reunião Plenária Solene, o Presidente cubano vai proceder à assinatura do livro de honra, no Salão Nobre do Parlamento, e ser-lhe-á apresentada a maquete do Palácio da Assembleia Nacional, seguindo-se a fotografia institucional.

    Segundo um comunicado dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, distribuído em Luanda, a agenda de Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez inclui um encontro com o Chefe de Estado, João Lourenço, e conversações oficiais entre as delegações ministeriais dos dois países.

    Os dois Chefes de Estado vão testemunhar, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, a assinatura de acordos, além da passagem para a Sala do Conselho de Ministros com discursos dos dois Presidentes da República.

    Depois da passagem para a Sala de Tratados, onde serão rubricados os acordos, prevê-se declarações à imprensa, antes do almoço oficial. O período da tarde está reservado para a sessão solene na Assembleia Nacional.

    Fonte: Jornal de Angola.