• Angola e Egipto: Téte António realça reforço das relações


    O ministro das Relações Exteriores, Téte António, realçou domingo, na cidade do Cairo, a prontidão de Angola para a troca de experiências e aprofundamento das relações históricas de amizade, solidariedade e comercial com a República Árabe do Egipto.
    O chefe da diplomacia angolana participa, a partir de hoje dia 28 de Abril, até ao dia 30 deste Abril, no Cairo, nas conversações oficiais, ao mais Alto Nível, entre as delegações angolana e egípcia.
    De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a que o Jornal de Angola teve acesso, Téte António teceu tais considerações após desembarcar na cidade do Cairo.
    De acordo, ainda, com o ministro Téte António, Angola considera essencial reforçar, alargar e consolidar a cooperação bilateral com o Egipto, sobretudo nas áreas como político-diplomáticas, de Defesa, Segurança, Ordem Interna, Terrorismo, Desporto, Economia, Saúde, Educação, Formação Técnica e Profissional, para além dos sectores do Petróleo e Gás, Finanças, Agricultura e Pescas.
    É, também, interesse do nosso país, de acordo com o chefe da diplomacia angolana, realizar, em data a acordar pela via diplomática, a primeira Reunião da Comissão Bilateral entre os dois países, para discutir temas de interesse mútuo, e proceder à assinatura de mais instrumentos jurídicos para cimentar, ainda mais, a relação.
    A nota de imprensa sublinha, também, que Teté António referiu que os dois países têm trabalhado afincadamente com vista à dinamização das relações bilaterais, com foco para o reforço da cooperação nos mais diferentes domínios da vida política, económica e comercial.
    O documento refere que, como futuras perspectivas, Angola e o Egipto estão igualmente engajados para concluírem e assinarem instrumentos jurídicos em áreas como Aviação Civil, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, além de promoverem consultas bilaterais e incrementarem a troca de visitas entre delegações oficiais.
    Segundo dados oficiais, a Comissão Bilateral entre Angola e o Egipto foi formalizada através do Decreto Presidencial n.º 157/22, publicado em 16 de Junho de 2022, um acordo que visa estabelecer um fórum de concertação, acompanhamento e avaliação regular da cooperação económica, científica, técnica e cultural entre os dois países, com o objectivo de estreitar as relações bilaterais em benefício mútuo.
    Desde a criação da Comissão Bilateral, Angola e o Egipto têm assinado diversos acordos em áreas estratégicas como Segurança e Ordem Pública, Águas Subterrâneas e no domínio da Defesa.

    Fonte: Jornal de Angola.