Angola e os Estados Unidos da América (EUA) abordaram, nesta terça-feira, durante um encontro, em Luanda, o incremento da cooperação bilateral nos variados domínios e avaliaram a actual situação política vigente na República Democrática do Congo (RDC).
Segundo uma nota enviada ao Jornal de Angola, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador norte-americano, Tulinabo Mushingi, falaram das incidências da recente visita de Estado efectuada pelo Presidente João Lourenço aos EUA, com particular realce para o encontro entre o estadista angolano e o homólogo americano, Joe Biden.
As duas entidades falaram, também, sobre o reforço da relação de cooperação nos domínios traçados por ambos os países, ao mesmo tempo em que analisaram questões relativas à África, com particular relevância para a situação vigente no Leste da República Democrática do Congo, sobretudo, na implementação dos Processos de Luanda e Nairobi, bem como o envio das forças da SADC à RDC.
Tulinabo Mushingi disse, na ocasião, que os Estados Unidos apreciam os esforços envidados pelo Presidente João Lourenço, na busca de uma solução pacífica e duradoura no diferendo entre o Rwanda e a RDC.
O processo eleitoral na RDC, agendado para 20 deste mês, mereceu, também, uma abordagem no encontro entre o ministro das Relações Exteriores e o embaixador norte-americano.
É a segunda vez que o ministro angolano e o diplomata dos Estados Unidos mantêm um encontro, na sequência da reunião entre o Presidente João Lourenço e Joe Biden, realizada em Washington.
Na última audiência, Téte António e Tulinabo Mushingi abordaram o reforço das relações político-diplomáticas e de cooperação, além do aumento dos investimentos norte-americanos no território nacional.
O papel desempenhado pelo Chefe de Estado, na qualidade de Campeão para Paz e Reconciliação em África, foi, igualmente, sublinhado durante o encontro, em virtude do engajamento de João Lourenço para a pacificação do continente.
Fonte: Jornal de Angola.