• Angola E Guiné Equatorial Assinam Três Acordos De Cooperação


    Angola e a Guiné Equatorial aprofundaram a relação bilateral com a assinatura de três novos acordos de cooperação, nos domínios da capacitação linguística e administrativa, agricultura, pecuária, florestas e técnica de aeronáutica.

    Os acordos foram rubricados nesta terça-feira, 14 de Janeiro, no Palácio Presidencial, em Luanda, na presença do Presidente angolano, João Lourenço, e do seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

    Na cerimónia, coube ao ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Diáspora, Simeon Oyono Esono Angue, ratificar o acordo no domínio da capacitação linguística e administrativa para funcionários da Guiné Equatorial.

    Na mesma ocasião, o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, e o vice-ministro da Agricultura, Pecuária, Florestas, Pescas e meio Ambiente, Juan Nko Mbula, rubricaram o acordo no domínio da Agricultura, Pecuária e Florestas.

    O último instrumento jurídico foi o Protocolo de Cooperação Técnica de Aeronáutica, que teve como signatários os ministros dos Transportes de Angola e da Aviação Civil e Infra-estrutura Aeroportuária da Guiné Equatórial, Ricardo de Abreu, e Norberto Bartolomé Monsuy Meñe Andem, respectivamente.

    Antes do encerramento da cerimónia, diante dos dois Chefes de Estado, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Diáspora, Simeon Oyono Esono Angue, assinaram o Comunicado Conjunto da visita.

    O reforço da cooperação foi celebrado no âmbito da visita oficial de 48 horas do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, a Luanda, realizada a convite do seu homólogo angolano João Lourenço.

    A relação bilateral entre os dois países é marcada por laços históricos, culturais e económicos, além de interesses comuns no contexto africano e internacional.

    Os dois países compartilham uma visão de fortalecimento da integração regional e de cooperação no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de outras organizações regionais como a União Africana.

    Angola e a Guiné Equatorial têm economias baseadas, principalmente na exploração do petróleo. Essa semelhança cria oportunidades para o intercâmbio de experiências e parcerias no sector energético.

    Empresas angolanas têm demonstrado interesse em investir na Guiné Equatorial, especialmente nos sectores do petróleo, gás, infra-estrutura e construção civil.

    Os dois países cooperam em fóruns internacionais e regionais para promover a estabilidade política, paz e o desenvolvimento em África.

    Angola e a Guiné Equatorial consolidam as suas relações bilaterais por meio da assinatura de diversos Acordos de Cooperação em áreas estratégicas. Já foram formalizados dez acordos, abrangendo sectores como defesa, educação e formação, comércio e isenção de vistos para passaportes diplomáticos, oficiais e de serviço.

    Fonte: Portal Cipra.