• Angola e Peru decidem fortalecer cooperação


    Angola e o Peru decidiram nesta quarta-feira, no final da primeira Reunião, de Consultas Políticas incrementar e fortalecer as relações de cooperação em vários domínios da esfera político, diplomática e económica.
    Na reunião realizada na cidade de Lima, as delegações chefiadas, respectivamente Félix Boza, vice-ministro das Relações Exteriores do Peru e Esmeralda Mendonça, secretária de Estado para as Relações Exteriores de Angola, os dois países concordaram em alinhar estratégias e desenvolver acções pontuais direccionadas ao estabelecimento de parcerias público-privadas de interesse comum.

    Segundo um comunicado de imprensa, temas como a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, a cooperação inter-institucional (APCI) e o estabelecimento de parcerias entre as academias diplomáticas do Peru e de Angola foram objecto de discussão entre as partes.

    As delegações de Angola e do Peru constataram que os dois Países têm grandes afinidades, quer do ponto de vista cultural como económico e geográfico, tendo considerado haver oportunidade de cooperação.

    Dentre as oportunidades as Partes identificaram a cooperação em matéria de gestão e segurança aeroportuária, por meio do estabelecimento de parcerias entre as infra-estruturas peruanas, o Porto de Águas profundas de Chancay, Peru, inaugurado em Novembro de 2024 e o Aeroporto Internacional Jorge Chaves, inaugurado em Maio de 2025, com as infra-estruturas angolanas que são o Porto do Lobito e o AIAAN.

    Ainda no decurso das Consultas Políticas procedeu-se ao balanço da relação económico- comercial, onde consideraram importante a criação de ferramentas de desenvolvimento e promoção comercial, como câmaras de comércio e o estabelecimento de Consulados Honorários em Lima e Luanda.

    Durante a reunião reflectiu-se também sobre a plataforma cultural Peru- Africa, onde as Partes entenderam aprofundar os estudos sobre o passado histórico comum, bem como divulgar em Angola e no Peru a arte e a cultura de ambos os Países, quer por meio da formação quer por meio de intercâmbio cultural.

    Assuntos regionais e multilaterais, nomeadamente, sobre a liderança de Angola na União Africana, e na mediação de conflitos em África, a participação do Peru na Organização dos Estados Americanos (OEA), o panorama geral da Zona de Livre Comércio Continental Africana (AFCFTA), os objectivos do Plano Estratégico do Peru para Africa 2024- 2030, mereceram igualmente especial atenção.