O ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Jan Lipavsky, está desde segunda-feira em Luanda, para uma visita de trabalho de 48 horas a Angola, a convite do ministro das Relações Exteriores, Téte António, com vista ao reforço da cooperação bilateral.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve acesso, a delegação chefiada por Jan Lipavsky mantém, hoje, conversações oficiais com a sua congénere angolana, no Salão Nobre da sede do Mirex.
Durante a visita de trabalho do chefe da diplomacia checa, estão previstos encontros com os ministros angolanos da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, e da Indústria e Comércio, Victor Francisco dos Santos Fernandes.
A nota cita ainda a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa na inauguração do Business Seminar Checa-Angola, e de um "cocktail” com os ex-estudantes angolanos formados na Checoslováquia.
Com uma relação de longa data, Angola e a República Checa têm vindo a considerar o estabelecimento de uma cooperação mais sólida e efectiva nos mais variados domínios.
Essa manifestação, segundo o documento, foi expressa em Janeiro de 2022, quando o ministro das Relações Exteriores, Téte António, se reuniu com o secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Martin Tlapa.
Na ocasião, as duas entidades avaliaram o grau de cooperação e perspectivaram as novas áreas para o reforço das relações entre os dois países.
Fonte: Jornal de Angola