O estado da cooperação bilateral entre Angola e a Venezuela esteve no centro de um diálogo mantido nesta quinta-feira, via telefone, entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o seu homólogo venezuelao, Yvan Gil Pinto.
Os dois diplomatas analisaram o actual estágio das relações entre os dois países, durante uma chamada telefónica, ocasião em que perspectivaram novas acções para o seu fortalecimento.
"A dinamização da cooperação nos mais variados domínios esteve entre os temas abordados, onde os diplomatas focaram no reforço das relações político-diplomáticas, económicas e comerciais, com particular destaque para o sector energético, lê-se no documento.
Refere que sendo Angola e a Venezuela nações com potencial no domínio dos recursos naturais, os dois interlocutores procuraram identificar mecanismos para estreitar a colaboração neste sector, com vista a diversificação económica dos dois países.
O momento, explica, serviu igualmente para Yvan Gil Pinto saudar a República de Angola pela presidência da União Africana, tendo enaltecido o papel deste país africano no fortalecimento da concertação política e da cooperação no continente.
De acordo com a nota, o chefe da diplomacia venezuelana referiu que tem acompanhado com atenção os mais recentes desenvolvimentos em Angola, tendo dentre eles mencionado as celebrações do 50º aniversário da Independência Nacional, efeméride de elevado simbolismo histórico para o país e para o continente africano.
Os diplomatas trocaram ainda impressões sobre o estreitamento das relações entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e a União Africana, no quadro do fortalecimento da cooperação inter-regional e da promoção de interesses comuns nos fóruns internacionais.
Neste quesito, Téte António reiterou o compromisso de Angola com a solidariedade mútua no contexto do multilateralismo, onde sublinhou os esforços empreendidos pelo país na pacificação de conflitos em África, nomeadamente na República Democrática do Congo, Sudão e República Centro-Africana.
Cooperação
Angola e Venezuela estabeleceram relações diplomáticas em Dezembro de 1986, que são até hoje sustentadas pelos laços de amizade, interesses comuns no quadro da cooperação Sul-Sul e acordos de cooperação que abrangem diversos sectores
Desde então, a cooperação tem registado avanços assinaláveis, com particular incidência no sector energético, em que a Venezuela se tem afirmado como parceiro relevante para Angola, dada a sua vasta experiência na indústria petrolífera.
O reforço das trocas comerciais e da cooperação técnica e científica são algumas das áreas que poderão conhecer avanços significativos nos próximos tempos, em resultado da concertação entre os dois governos.
Em Fevereiro de 2023, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação Económica, Comercial, Científica, Técnica e Cultural, com vista o aprofundamento dos laços bilaterais.
Fonte: Angop.
-
Angola e Venezuela estreitam relações