Angola participou, de 4 a 6 deste mês em Harare (Zimbabwe), no Workshop sobre Validação do Plano de Coordenação da SADC para a Implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), que visa impulsionar o crescimento económico sustentável regional.
O plano é orientado pela visão de uma região da África Austral totalmente integrada e digitalmente conectada que, por meio da ZCLCA, irá impulsionar o crescimento económico sustentável, a industrialização e a melhoria dos meios de subsistência para todos os seus povos, em especial para a participação das mulheres e dos jovens.
O objectivo geral deste plano é facilitar a implementação eficaz e coordenada da ZCLCA nos Estados-Membros da SADC, maximizando os benefícios do comércio livre continental, através da coordenação regional e da transformação digital.
O documento dá conta que o Secretariado da SADC apoiará os Estados Membros na concretização desta visão mediante assistência técnica e apoio de coordenação.
Com a implementação do Plano de Coordenação, até 2030, a SADC pretende atingir vários objectivos interligados, cujas metas comerciais e económicas incluem, entre outros, o aumento do comércio intra-SADC de 17% para 35% do comércio total e o alcance de 40% de participação empresarial detida por mulheres e liderada por jovens no comércio transfronteiriço.
O plano pretende estabelecer ainda cinco cadeias de valor regionais funcionais em sectores prioritários e reduzir o tempo médio de comércio transfronteiriço em 50%.
Os representantes dos governos dos Estados membros reiteraram a importância da implementação do plano, face o papel do sector privado na coordenação dos operadores económicos e a necessidade de harmonizar políticas e estratégias no quadro da implementação da ZCLCA e da Zona de Comércio Livre Tripartida (SADC– COMESA- EAC).
A delegação angolana foi encabeçada pelo director para a Integração e Desenvolvimento Económico do Ministério da Indústria e Comércio, Anatólio Domingos.
Fonte: Angop.
-
Angola no workshop para a implementação da ZCLCA