Subordinado ao tema "Construindo Resiliência ao nível Local para Responder aos Choques e Desafios do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”, o evento, que se estende até sexta-feira, é uma plataforma de trocas de experiências sobre políticas de desenvolvimento em África e em toda a Commonwealth.
De acordo com uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, Dionísio da Fonseca vai manter, à margem do certame, encontros de cortesia com várias entidades, entre as quais o homólogo do Rwanda, Jean Claude Musabyimana, para passar em revista o quadro das relações e perspectivas da cooperação entre os dois sectores, no âmbito do Protocolo de Cooperação assinado no domínio da Administração Local.
A agenda de trabalho de Dionísio da Fonseca no Rwanda prevê, igualmente, encontro com o reverendo Mpho Moruakgomo, presidente da CLGF, e visita ao Governo da cidade de Kigali, a fim de abordar questões relacionadas com eleições autárquicas, informações sobre o funcionamento da governação local e gestão de cidades, transferências e competências da administração central para administração local, entre outros.
Realizado a cada dois anos, a Conferência sobre Governo Local da Commonwealth é um evento considerado importante no calendário internacional, por oferecer uma gama de oportunidades para as partes interessadas aprenderem sobre os mais recentes desenvolvimentos políticos, bem como a partilha e troca de ideias e experiências.
O evento fornece, ainda, uma plataforma única que permite aos ministros ligados à governação local, representantes ministeriais, líderes eleitos para governação local, altos funcionários e parceiros-chave de toda a Commonwealth chegarem a acordo acerca das novas políticas viradas para o sector, CLGF e Commonwealth, em geral.
A Conferência sobre Governação Local da Commonwealth consiste em sessões plenárias e painéis com palestrantes, especialistas e profissionais de alto nível. Os delegados têm a oportunidade de compartilhar e debater questões em sessões menores de grupos de trabalho.
O evento reserva oportunidades para networking e para fazer o melhor uso dos conhecimentos e experiências dos membros da família do Governo local da Commonwealth.
Os resultados da Conferência vão ser partilhados na Reunião de Chefes de Governo da Commonwealth, de 2024, em Samoa, para ajudar a moldar os programas e actividades do CLGF e dos membros no apoio ao desenvolvimento local sustentável e na garantia de que ninguém seja deixado para trás. Esta é a primeira Conferência sobre Governação Local da Commonwealth desde a pandemia da Covid-19.
Fonte: Jornal de Angola.