Angola vai partilhar as experiências em matéria de arrecadação e conformidade contributiva, dando visibilidade às boas práticas, aos avanços registados e desafios enfrentados na aplicação das directrizes internacionais.
A delegação angolana, chefiada pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Anselmo Monteiro, participa, amanhã, num dos painéis do Fórum Mundial de Segurança Social (WSSF 2025), em Kuala Lumpur, na Malásia.
O painel tem como tema “Directrizes da AISS sobre Arrecadação e Conformidade de Contribuições – Experiência no País: Angola”.
Um comunicado refere que a presença de Angola no evento reforça o compromisso com a modernização, inovação e partilha de boas práticas, visando assegurar uma segurança social mais inclusiva, sustentável e eficiente para todos os angolanos.
A delegação angolana está desde ontem em Kuala Lumpur e fica naquele país até ao dia 3 de Outubro.
O Fórum Mundial é o evento internacional mais importante na área da Segurança Social e reúne mais de 1.500 participantes de 130 países, incluindo ministros, presidentes executivos (CEOs), altos dirigentes, especialistas e organizações internacionais.
O objectivo é moldar o futuro da Segurança Social, estabelecer redes com líderes mundiais, aprender com boas práticas, inovações e orientações. O encontro serve, também, para partilhar experiências, desafios e soluções, celebrar conquistas e progressos, moldando a Segurança Social para um mundo em transição.
O tema de 2025 é “Moldar a Segurança Social para um Mundo em Transição”, tendo em conta os desafios profundos que as sociedades enfrentam com as transformações demográficas do mercado de trabalho, ambientais e tecnológicas.
Estes desafios fazem a Segurança Social tornar-se essencial para a protecção, capacitação e resiliência.
Para alcançar estes objectivos, os sistemas e organizações da Segurança Social devem adaptar-se às mudanças e aproveitar as oportunidades de inovação.