• Angola Quer Reforçar Cooperação Com República Checa


    O  Chefe de Estado, João Lourenço, manifestou, sábado, em Luanda, a intenção de Angola desenvolver uma cooperação mais estreita com a República Checa, por via da identificação de áreas de interesse comum.

    Numa nota de felicitações pela celebração do dia da independência do país europeu, o Chefe de Estado angolano, afirma esperar que seja possível explorar-se, com benefício mútuo, o grande potencial existente nos dois países.

    Sugere a realização de encontros de alto nível para se estabelecer,  nos próximos tempos, bases fundamentais para o reforço da cooperação bilateral.

    Relações de longa data

    As relações entre os dois países remontam desde a proclamação da Independência Nacional, através da então República Socialista da Checoslováquia.

    Com uma relação de longa data Angola e a República Checa têm vindo a considerar o estabelecimento de uma cooperação mais sólida e efectiva nos mais variados domínios.

    As relações político-diplomáticas e de cooperação entre a República de Angola e a República Checa datam de 1 de Janeiro de 1993.

    Em Dezembro de 1999, foi assinada uma Declaração sobre os laços entre os dois países, que foram fortificados em 2006, com a assinatura do Memorando de Entendimento e o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento.

    A República Checa é um país da Europa Central, limitado ao norte pela Polónia e pela Alemanha,  a leste, pela Eslováquia, ao sul pela Áustria e a oeste, pela Alemanha.

    A capital do país é a cidade de Praga, que também é a maior e mais populosa, com mais de um milhão de habitantes.

    Fonte: Angop.