Angola reafirmou, sábado, a necessidade de reforçar a união e solidariedade entre os membros da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) para a promoção e desenvolvimento sustentável dos seus respectivos povos.
Este incentivo está reflectido na mensagem do Presidente da República, João Lourenço, apresentada pelo secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Custódio Vieira Lopes, na sessão de abertura da 119.º reunião do Comité da OEACP, que decorre de 23 a 25 do corrente mês em Bruxelas, Reino da Bélgica.
Na mensagem o Chefe de Estado angolano, faz menção ao facto da OEACP, constituir um exemplo de “Unidade na diversidade” baseada na construção de parcerias estratégicas em defesa de valores globais e de interesse comum, particularmente nas áreas do comércio, clima e as suas alterações, educação e paz, ressaltou o embaixador Custódio Vieira Lopes.
Adiantou que na qualidade de Presidente da OEACP, o Chefe de Estado Angolano, faz referência a importância de reforçar e dinamizar a relação dos estados-membros com a União Europeia tendo em conta o acordo de SAMOA, uma parceria para juntos enfrentarem desafios globais.
O Conselho de Ministros da OEACP, que coincide com a celebração dos 50.° aniversário desde a sua criação, vai discutir assuntos relacionados com o seu papel e desafios, a possível reestruturação organizacional, sustentabilidade financeira e a implementação de estratégias para o reforço do relacionamento dos estados-membros da organização com a União Europeia.
A sessão de abertura do encontro, orientada pela presidente do Conselho de Ministros da OEACP, Senadora Pholile Dlamini-Shakantu, e contou com a presença do novo Secretário-Geral da organização, nomeado para exercer o cargo no período 2025 à 2030, Moussa Saleh Batraki.