Foram evacuados 18 membros do MVAR e oito do MCVA/CIRGL, entre os quais quatro nacionais da República Democrática do Congo (RDC) e dois da vizinha República do Congo, para salvaguardar a sua segurança, segundo um comunicado de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.
Os referidos elementos foram transportados numa aeronave da Força Aérea Nacional (FAN) angolana que aterrou nas primeiras horas desta segunda-feira na capital do país, Luanda.
Angola tomou esta medida na qualidade de presidente em exercício da CIRGL e facilitador designado pela União Africana (UA) para mediar as tensões político-diplomáticas e de segurança entre a RDC e o Rwanda.
De acordo com o comunicado, o acto foi desencadeado em concertação com os governos da RDC e do Rwanda, envolvendo as missões diplomáticas de Angola acreditadas neste países.
O MAVR e o MCVA/CIRGL foram criados para apoiar o processo de pacificação no Leste da RDC e integram membros dos países da região, designadamente Angola, Burundi, RDC, Zâmbia, República Centro-Africana, Uganda, República do Congo, Quénia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Rwanda.
Fonte: Angop.