A pretensão foi expressa durante o encontro com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, que teve como ponto mais alto a recepção das cartas figuradas que habilitam a nova embaixadora não residente a exercer as funções em território nacional.
De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Sara Nicholls manifestou, também, a pretensão de contribuir para o fortalecimento contínuo dos laços existentes entre os dois países.
As relações político-diplomáticas entre Angola e o Canadá foram formalizadas no dia 3 de Fevereiro de 1978, com a inauguração da missão diplomática angolana no país da América do Norte.
Fruto das boas relações entre os dois países, o Governo do Canadá apoiou, em 2002, a candidatura de Angola a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para o período de 2003/2004, e em 2014, no mesmo órgão, para o biénio 2015-2016.
Em Junho de 2023, Angola inaugurou um Consulado Geral na cidade de Toronto, chefiado pelo embaixador Mateus Barros José.
Cooperação com a Etiópia
Ainda ontem, Téte António recebeu as cartas figuradas da embaixadora da Etiópia não residente em Angola, Fortuna Dibaco, tendo expressado o compromisso em dar continuidade ao fortalecimento da cooperação político-diplomática entre os dois Estados.
Angola e a Etiópia mantêm relações históricas nos domínios da Defesa, do multilateralismo na resolução de problemas globais e do pan-africanismo na consecução da "África que Queremos”, na base da implementação da Agenda 2063 da União Africana.
Egipto, Rwanda e Ilhas Maurícias
Na terça-feira, o chefe da diplomacia angolana recebeu, em momentos separados, as figuradas dos novos embaixadores da República Árabe do Egipto, do Rwanda e das Ilhas Maurícias, nomeadamente Naveen El – Husseiny, Charles Rudakubana e Jean François Chaumière.
Durante o encontro, o embaixador do Rwanda, Charles Rudakubana, expressou firme comprometimento em continuar a fortalecer os laços político-diplomáticos e de cooperação entre os dois países, respeitando sempre a sólida relação já existente.
A embaixadora do Egipto, Naveen El-Husseiny, expressou, igualmente, o desejo de contribuir no estreitamento das relações entre os Governos angolano e egípcio, com vista à consecução de objectivos comuns nas áreas de interesse mútuo e no fortalecimento dos laços entre os dois países.
Jean François Chaumière, designado pelas Ilhas Maurícias, é um diplomata de carreira e já representou o seu país nas Repúblicas de Moçambique, Tanzânia e Zâmbia.
Fonte: Jornal de Angola.