A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, foi eleita nesta segunda-feira, por unanimidade em Windhoek, capital da Namíbia, presidente da Subcomissão Jurídica do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC) para o biénio 2024-2026.
A eleição da líder do Parlamento angolano ocorreu durante a abertura da reunião do referido órgão, tendo na ocasião, Carolina Cerqueira sido empossada, ainda, como membro do Comité Executivo para a Comissão dos Assuntos Jurídicos e da Comissão Ad-hoc do Fundo Fiduciário.
A vice-presidência da Subcomissão Jurídica foi atribuída ao presidente do Parlamento do Zimbabwe, Francis Mudenda.
Ao intervir no acto, a presidente da Assembleia Nacional afirmou que deseja que a transformação do Fórum Parlamentar seja acompanhada de uma reforma administrativa, impulsionando uma agenda assente na soberania, no desenvolvimento sustentável, na solidariedade africana e no fortalecimento institucional, com especial atenção à representatividade de jovens e mulheres no futuro Parlamento Regional.
A parlamentar reafirmou o compromisso político de Angola com uma SADC democrática, um Parlamento Regional legítimo e funcional, uma zona de comércio livre eficaz e equitativa, e uma integração regional baseada na justiça económica, inovação e independência estratégica.
Carolina Cerqueira informou, ainda, que o protocolo de transformação do Fórum da SADC em Parlamento Regional já deu entrada no Ministério das Relações Exteriores, reiterando o compromisso de Angola com os pilares da democracia, boa governação e responsabilidade institucional.
Ida ao Memorial dos Heróis
Os membros do Comité Executivo visitaram, ontem, o Memorial dos Heróis, onde estão sepultados o primeiro Presidente e Fundador da Nação namibiana, Sam Nujoma, falecido em Fevereiro deste ano, e do terceiro Presidente da Namíbia, Hage Geingob, falecido em 4 de Fevereiro de 2024. A visita, guiada pela presidente do Parlamento da Namíbia, Saara Amadhila, contou também com a presença dos presidentes dos parlamentos de Madagáscar, Zâmbia, Zimbabwe e Lesotho.
-
Carolina Cerqueira eleita presidente da Subcomissão Jurídica na SADC