Durante o encontro de aproximadamente 30 minutos, Carolina Cerqueira, que esteve acompanhada pelos presidentes dos grupos parlamentares angolanos, informou sobre a organização e o funcionamento da Assembleia Nacional.
A presidente do Parlamento referiu que a Assembleia Nacional é um órgão representativo de todos os angolanos, composto por 220 deputados de cinco partidos políticos, eleitos no pleito de Agosto último, nomeadamente MPLA, UNITA, Partido Humanitário (PH), FNLA e PRS.
Na ocasião, a dirigente do FP-CIRGL, Jemma Nunu Kumba, agradeceu a recepção da delegação e regozijou-se com o facto do Parlamento angolano ser liderado por uma mulher. "Fomos informados sobre a estrutura dos Grupos Parlamentares dos partidos políticos, bem como da organização da Assembleia Nacional. Portanto, ficamos bastante impressionados com as informações sobre a Casa das Leis angolana e, especialmente, com uma liderança feminina”, referiu.
Para Jemma Nunu Kumba, a liderança de Carolina Cerqueira significa que Angola leva a sério a questão da igualdade de género. Isto, de acordo com a presidente do FP-CIRGL, é o que a democracia exige, não apenas no continente africano, mas em todo o mundo.
"Gostaríamos de felicitar o Governo de Angola por este equilíbrio de género, quer seja na Assembleia, como, também, a nível do próprio Executivo. Portanto, estes são os princípios democráticos de que se precisa para que as nossas nações possam desenvolver-se na diferença”, disse a líder parlamentar dos Grandes Lagos.
Jemma Nunu Kumba partilhou, na reunião, a composição e funcionamento do órgão legislativo do seu país, o Sudão do Sul, tendo sublinhado que ambos os sistemas parlamentares têm similitudes. Aos jornalistas, realçou que a missão principal em Angola foi a de se encontrar com o Presidente da República, João Lourenço, para apresentar as conclusões da última reunião do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos, que o seu país acolheu.
"Viemos igualmente informar à sua excelência Presidente da República de Angola sobre as decisões-chave que tomámos na reunião que decorreu em Juba, no Sudão do Sul. Devo dizer-vos que esta é a agenda principal que será discutida com o Presidente João Lourenço”, disse Jemma Nunu Kumba.
Fonte: Jornal de Angola