Vários órgãos de comunicação social estrangeiros destacaram, a celebração dos 50 anos da Independência de Angola, cujo acto central teve lugar, na terça - feira, dia 11 de Novembro na Praça da República, em Luanda.
O Notícias ao Minuto, que cita a Lusa, por exemplo, titula: "Luanda celebra 50 anos de independência com festa, orgulho e esperança".
Na publicação, descreve que a capital angolana se veste hoje de vermelho e amarelo para celebrar os 50 anos da independência de Angola, num ambiente de festa, otimismo e esperança para enfrentar o futuro, apesar dos muitos desafios que o país ainda tem por ultrapassar.
"O marco histórico assinala-se oficialmente no Memorial António Agostinho Neto, entre música, desfiles e homenagens ao primeiro Presidente de Angola, bem como uma mensagem à nação do Chefe de Estado, João Lourenço", acrescentou.
Por sua vez, a DW destacou o discurso do Presidente João Lourenço: "Angola olha para o mundo "com apreensão", criticando "a confrangedora banalização da vida humana" nas guerras e a impotência das Nações Unidas.
A Rádio Intencional Francesa (RIF) dedicou, igualmente, várias matérias sobre o Dia da Independência Nacional, enfatizando alguns pontos do discurso proferido pelo Chefe de Estado, João Lourenço, na Praça da República, em Luanda.
"O Presidente da República de Angola apelou esta terça-feira à população a preservar e valorizar os ganhos alcançados durante os 50 anos de independência, lembrando que, desde o alcance da paz, o combate à fome, à pobreza e desigualdade social estão no centro das prioridades do governo", conclui a mesma fonte.