O novo Aeroporto baptizado por Dr. António Agostinho Neto, que já recebeu certificação final do projecto, poderá entrar em pleno funcionamento em Dezembro de 2023. A obra está orçada em USD 1,4 mil milhões.
Em visita guiada, segundo o programa, o Chefe de Estado vai passar pelo edifício de gestão de navegação aérea e aeroportuária, centro de controlo regional e de controlo integrado, terminal de passageiros, a zona de embarque, áreas comercial, de check-in, vip, rastreio, recolha de bagagem, desembarque doméstico e regional.
O Aeroporto Internacional de Luanda "Dr. António Agostinho Neto", que ocupa uma área de 1.324 hectares, tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano.
A infra-estrutura possui, também, duas pistas duplas e está dimensionado para receber aeronaves do tipo B747 e A380 - actualmente o maior avião comercial, além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75 quilómetros quadrados.
A pista sul, a maior do Aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, onde foi realizado o primeiro voo experimental, em Junho de 2022, através de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.
A obra está a cargo da empresa estatal chinesa Aviation Industry Corp of China (AVIC).
A última visita do Presidente João Lourenço, as instalações da construção da infra-estrutura aconteceu em Dezembro de 2022.
Fonte:Angop